Skip to main content

Como qualquer pessoa, independente de quanto ganha, você sabe como investir seu dinheiro da maneira correta? Descubra a resposta para essa pergunta, e saiba que você não precisa fazer nada disso sozinho.

O Brasil é ainda um país cujo conhecimento financeiro é precário. Vivemos em um dos países onde mais se paga juros e grande parte da população se encontra endividada e sem conhecimento de como investir. 

Muitas pessoas, inclusive as que possuem uma faixa salarial alta, ainda se encontram imersas em dívidas e seguem tendo uma vida financeira deficitária. Mas como não ser parte desta estatística? Acompanhe.

Como poupar para enriquecer?

Para começo de conversa, muitas pessoas não possuem a educação financeira necessária para coordenar e gerir todo o capital que entra e sai de seus orçamentos, com isso ficam perdidos em como investir corretamente.

A falta de consciência desse fluxo de dinheiro faz com que, gradualmente, o patrimônio que as pessoas acumulam, se esgote com o tempo a ponto de não restar nada ou, pior ainda, acabar acumulando dívidas.

Além disso, muitas pessoas falham em estabelecer como hábito o que realmente as levam a construir riqueza e acumular patrimônio: poupar e investir.

Todo mundo tem uma situação financeira única, logo, entender como investir da melhor maneira depende de suas preferências pessoais, necessidades financeiras e objetivos de vida para o futuro.

Além disso, é importante ter uma compreensão detalhada de suas receitas e despesas, ativos e passivos, responsabilidades e objetivos ao construir um plano de investimento sólido, para saber com clareza o por quê investir. 

Para responder à pergunta “como poupar para enriquecer?”, devemos destacar um ponto que é básico quando se fala de educação financeira: não se pode gastar mais do que se ganha.

Assim que se estabelece um equilíbrio entre o que entra de dinheiro no seu orçamento pessoal e o que sai, devemos definir qual a quantia de capital que será destinada para investimento e quais objetivos que queremos alcançar com tais investimentos.

Nos aprofundamentos mais sobre esse assunto no artigo “Investimentos para iniciantes: saiba o que fazer com o seu dinheiro” que publicamos em nosso blog.

Quanto devo investir?

Quando existem dúvidas sobre como investir, é natural que pensemos no quanto é necessário para isso. Mas saiba que não é necessária uma grande soma de dinheiro para iniciar a jornada no mundo dos investimentos. 

A quantidade de capital com a qual você está começando não é a coisa mais importante. O que mais importa é garantir que você esteja financeiramente pronto para investir e que esteja investindo com frequência ao longo do tempo.

Um passo importante quando se está aprendendo a investir é montar o que é chamado de reserva de emergência. Este é o dinheiro destinado para cobrir seu custo de vida por alguns meses ou arcar com algum imprevisto.

É um capital que deve ser mantido em algum ativo de alta liquidez, baixíssimo risco, com a possibilidade de aportar mais dinheiro a qualquer momento, caso seja necessário.

Todos os investimentos disponíveis no mercado, principalmente os que são classificados como renda variável, possuem algum nível de risco e prazo para resgatar o capital investido e tê-lo em mãos. 

Logo, o ideal é não considerar esse tipo de ativo como sua reserva de emergência, pois estão passíveis a sofrer oscilações de preço. 

Nesse caso, o ideal a se fazer é escolher, seguindo uma estratégia, o melhor momento para entrar e o melhor momento para sair de cada investimento. 

Tudo isso dependerá de sua realidade e necessidades financeiras além dos ciclos de mercado.

Para conseguir executar uma estratégia que faça sentido para o seu caso, o recomendado é ter o acompanhamento  de um especialista, principalmente quando falamos de ativos com maiores níveis de risco.

Em que você deve investir seu dinheiro

Essa não é uma pergunta tão simples de responder. Afinal, o ato de investir é um assunto muito sério que  exige bastante atenção. 

Dessa forma, o melhor tipo de investimento depende de seus objetivos de vida e necessidades financeiras. 

Com algumas boas práticas e estratégias de investimentos, você certamente se sentirá mais confiante e terá mais clareza  no que deve investir.

A melhor forma de aprender a colocar em prática essas boas práticas de investimentos é, justamente, ter um assessor de investimentos ao seu lado para que sua jornada dentro do mercado financeiro seja mais proveitosa.

Em outras palavras, investir exige muito estudo, cuidado e tempo, e se você realmente deseja adotar uma abordagem prática, um assessor de investimentos é o ideal para você.

Estude conceitos financeiros para compreender melhor como investir

O mercado financeiro é muito complexo e, sem dúvida, pode ser assustador para quem é iniciante. 

Para montar, gerir, monitorar e realizar os devidos ajustes em uma boa carteira de investimentos, é preciso alguns pré-requisitos e seguir alguns critérios:

  • Ter Conhecimento teórico e prático;
  • Ser disciplinado  para ajustar o portfólio seguindo teses racionais de mercado;
  • Selecionar ativos que sejam condizentes com sua vida e seus objetivos.

Algumas pessoas optam por buscar todos esses requisitos e tentam investir por conta, mas muitas vezes se frustram por não conseguir conciliar todos os outros afazeres profissionais e pessoais com os investimentos. 

A vantagem é que, hoje em dia, você não precisa saber de tudo ou fazer tudo sozinho quando o assunto é como investir.

Mesmo que você deseje estudar mais sobre como investir, aprender a selecionar os melhores ativos do mercado, conhecer a fundo os conceitos financeiros e entender, de fato, como funciona a economia.

Conte com a W1 Capital

Ter um assessor de investimentos da W1 Capital pode te ajudar a melhorar a performance do seu portfólio de investimentos.

Nosso trabalho é te acompanhar durante esse processo e te guiar pelo mercado financeiro, e apresentar as melhores oportunidades para o seu caso específico, acompanhando sua carteira e alertando sobre oportunidade e possíveis riscos de mercado que possam vir a aparecer. 

Temos assessores certificados que trabalham para fazer com que você construa seu patrimônio alinhado com seus objetivos de vida. 

Além disso, também se preocupam em educar sobre conceitos financeiros e servir de apoio para tudo o que você, investidor, precisar de nós.

Se interessou por nosso trabalho? Quer saber como investir? Entre em contato com nossa central de atendimento! 

Iremos te explicar qual o passo-a-passo para você construir seu patrimônio no mercado financeiro e começar a investir!

Gostou de entender como investir seu dinheiro? Acompanhe outros conteúdos em nosso blog.

Deixe um Comentário